Mapeamento Geotécnico
Mapeamento Geotécnico da Folha de Cosmópolis/SP
Mapa do Substrato Rochoso

    A geologia da Folha de Cosmópolis é constituída por rochas do Embasamento Cristalino, sotopostas a rochas sedimentares com grande predominância na região e intrusivas básicas associadas. Recobrindo estas litologias, encontram-se sedimentos inconsolidados coluvionares e aluvionares.

    Tendo como base os dados obtidos em campo, fotogeologia, petrografia macroscópica e análise de trabalhos anteriores, foi realizada a interpretação da geologia da área, resultando na divisão em unidades lito-estratigráficas apresentada no Mapa do Substrato Rochoso. Em função das claras divergências na distribuição espacial das unidades encontradas em trabalhos anteriores e também por se considerar que um mapeamento lito-estratigráfico e faciológico da Bacia do Paraná foge aos propósitos deste trabalho, considerou-se principalmente, o levantamento geológico de campo, que procurou mostrar essencialmente a distribuição dos tipos litológicos mapeáveis da área.

    O conhecimento da geologia, encontrado em trabalhos anteriores deve-se principalmente a Cavalcante et al (1979), Almeida et al (1981), Cottas et al (1981), Machado Fº et al (1983), Souza Fº (1986).




    Download do arquivo no formato PDF - Mapa de Substrato Rochoso - tamanho: 414 KB

A URL desta página é <http://www.geotecnologias.eng.br/geotec/mgfcosmr.htm>

3g Geomídia