Mapeamento Geotécnico
Mapeamento Geotécnico da Folha de Cosmópolis/SP
Resumo

    Este trabalho desenvolveu-se na região nordeste do Estado de São Paulo, compreendida pela Folha de Cosmópolis, e representa o resultado do mapeamento geotécnico, na escala 1:50.000, de uma área com aproximadamente 712 km2, constituindo-se parte dos requesitos para a obtenção do título de Mestre em Geotecnia, realizado na Escola de Engenharia de São Carlos - USP, tendo como orientador o Prof. Dr. José Eduardo Rodrigues.

    Com o objetivo de se aplicar a proposta metodológica de Zuquette (1987) e de fornecer subsídios ao gerenciamento para o uso e ocupação do solo, foram elaborados os seguintes documentos, gerados a partir da obtenção e análise dos atributos fundamentais na caracterização do meio físico: Mapas de Documentação, do Substrato Rochoso, de Materiais Inconsolidados, das Bacias Hidrográficas e Carta de Declividade. Como produto do cruzamentos destes com as demais informações, foram produzidas as seguintes Cartas Interpretativas: Erodibilidade, Escavabilidade, Disposição de Rejeitos Sépticos, Materiais de Construção, Obras Enterradas e Obras Rodoviárias.

    Estes documentos foram definidos com base em unidades que reúnem áreas geotecnicamente homogêneas e que sintetizam as potencialidades do meio físico frente as solicitações decorrentes da ocupação pelo homem.




A URL desta página é <http://www.geotecnologias.eng.br/geotec/mgfcosre.htm>

3g Geomídia